quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Estrias: Como Sobreviver?

3 perguntas que não querem calar: tem cura? Dá pra prevenir? Elas vão continuar aparecendo?
Olá meus amores, o blog esse ano está de cara nova e para amostrar essa nova fase dele, eu decide trazer vários assuntos diversificados e interessantes sobre a mulher no dia a dia. Um desses assuntos bastante polêmicos é o cuidado com as estrias, sim, elas vão aparecer e provavelmente vão te acompanhar pelo resto da vida. Então vamos aprender a lidar com essa realidade.

A pele é composta de três camadas. É na do meio que ficam concentradas as fibras de colágeno e as fibras elásticas, grandes responsáveis pela elasticidade da pele.
Quando engordamos, geralmente ganhamos muito músculo de uma vez ou cresce demais, as fibras de colágeno precisam se esticar muito e isso faz com que elas apareçam.
Esse "rasgo" na pele é preenchido de forma desorganizada e, por isso, fica com a textura toda enrugada. Na tentativa de se recuperar, o local se enche de vasos sanguíneos e incha: são as estrias vermelhas  (clique aqui e veja uma imagem).
Depois de alguns meses, as células da pele se acalmam e se compactam. Aos poucos, aqueles riscos rosados vão ficando mais claros, alguns deles quase nem se nota. As estrias, agora ficam brancas e profundas, é por que já estão formadas.

Respostas das perguntas acima:
  1. Você precisa ser forte para saber a verdade de que não tem cura para estrias, uma vez feita, não poderá ser desfeita. Existem tratamentos que amenizam e tentam preencher as linhas e melhorar a textura da pele, mas conseguem no máximo suavizar as marcas, nenhum tratamento resolve 100% do problema. O resultado depende muito do estágio da estria, do tipo de cicatriz e da reação de cada corpo.
  2. Uma boa alimentação sempre ajuda. Além de não comprometer seu peso, frutas, verduras e legumes são ricos em vitamina C, que deixam as fibras mais fortes (não adiantar tomar cápsulas de vitamina,ok?). Evitar o cigarro também é uma ótima sugestão, o cigarro pode piorar a fibra da pele, causando mais estrias.
  3. Provavelmente, não. O auge do aparecimento das estrias é na adolescência, quando o corpo é firme e o corpo muda muito de uma vez. Conforme os anos passam, a pele fica mais flácida e, assim, o risco de tecido "arrebentar" diminui. Outro momento da vida é a gravidez, quanto mais jovem você for, maior o risco.

Verdade ou mentira?

imagem da internet
 Além de outros problemas com a saúde que o refrigerante causa como diabetes, ele também é o principal inimigo do corpo surgindo as estria, sim, eles possuem grandes quantidades de açucares e sódio. O açúcar enfraquece as moléculas de colágeno e o sódio causa retenção de líquido, ou seja, até refrigerante diet é problema.

imagem da internet

Calça justa é um inimigo muito comum das estrias, elas atrapalham a circulação, causando as estrias. Muitas meninas usam, não seja como muitas prefira o conforto, pois ele pode te salvar das cicatrizes.

imagem da internet
Se você está achando que estria existe apenas em mulheres, vá sonhando, os homens também tem e isso acontece por os motivos citados acima e um outro motivo é a musculação, calma gente não é qualquer musculação. Só acontece se você for ganhar muito, muito músculo de uma vez.

Algumas dicas:
  • O surgimento das estrias podem se manifestar com coceira, mas coceira não causa estrias, entendeu?
  • É sempre bom que mantenha a pele sempre hidratada com cremes hidratantes, loções para o corpo.
  • Só a mulher tem estrias? Como citei acima, não, mas a mulher tem muitos hormônios que favorece o aparecimento delas. Alguns hormônios, como a progesterona e o cortisol enfraquecem as fibras de colágeno, favorecendo o rompimento da pele.
  •  Genética também ajuda no aparecimento delas, se a sua mãe tem é quase provável que você tenha e o melhor a fazer é prevenir, tendo uma boa alimentação e equilibrada seguida de exercícios físicos. 


Lembrando que eu não sou nenhuma especialista, tudo o que escrevi são pesquisas feitas através de livros, revistas e internet, espero que ajude você, um forte abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Thanks you very much Doll's, agradeço a vocês por comentar nesse blogginho fofo e cute como você, espero em breve ir a seu blogger e comentar também!!!
#bejinhoscomdeRosa ;*